BLOG

Fique por dentro das novidades.

Cinco ideias de postagem no Facebook para chamar a atenção dos seguidores

Cinco ideias de postagem no Facebook para chamar a atenção dos seguidores

Há várias estratégias comprovadas para chamar mais atenção

 Ao criar uma página do Facebook para o seu estabelecimento, você deu o primeiro passo da estratégia inteligente para mídias sociais. Agora, como aproveitar esse canal ao máximo? Você até pode publicar promoções, mas há outras maneiras de usar o espaço para chamar a atenção dos seguidores sem que eles nem percebam. Veja os cinco tipos de postagens do Facebook com mais chances de serem curtidas, compartilhadas e comentadas.

Postagens divertidas. Não há problema em compartilhar conteúdo descontraído, como um comentário irônico sobre o clima ou sobre um time conhecido. O VISIT FLORIDA aproveitou que o inverno estava rigoroso na maior parte da América do Norte e postou mensagens como “É mais fácil remover a areia do que a neve.” Você também pode compartilhar uma história que dê um toque pessoal à sua marca. Por exemplo, conte que o chef aprendeu a receita da paella do seu restaurante com a mãe dele ou que a gerente geral faz cobertores de tricô para doar a uma instituição de caridade local.

As pessoas também gostam de postagens com conteúdos interessantes. No guia sobre marketing em mídias sociais “Jab Jab Jab Right Hook”, o autor e consultor sobre marcas em mídias sociais Gary Vaynerchuk aconselha: “O segredo é estar sempre oferecendo cada vez mais conteúdo aos seus clientes, com um único intuito: entretê-los e conquistá-los. E, quanto mais conteúdo você oferece, mais atenção você recebe.”

Postagens que iniciam uma conversa. Quando você envolve os seus leitores em uma conversa, eles se sentem bem-vindos na sua comunidade virtual. Eles acreditam que você tem interesse em saber a opinião deles e valoriza suas preferências. Você pode explorar o poder do crowdsourcing perguntando a opinião dos seguidores. Por exemplo: “O que vocês acham de termos pizza com massa sem glúten no menu?” O uso de perguntas pode aumentar a interação em 10 a 20 por cento.1

Não pergunte muita coisa ao leitor, mas publique uma pergunta que os incentive a responder. Comece com “Você prefere… caminhar na praia ou esquiar na neve?” ou “Sorvete antes do meio-dia… Sim ou não?” “Você prefere colchão de mola ou de espuma?” Faça afirmações que incentivem as pessoas a tomar partido, como: “O melhor lugar do mundo para comprar cerâmica pintada à mão é a Toscana.” O resultado disso é claro: mais pessoas verão suas postagens, mesmo que não estejam seguindo a sua página.

Postagens de fotos. As fotos ocupam mais espaço no feed de notícias de um usuário, e isso chama mais atenção para a postagem. Vincule a sua foto a memes populares, como “Throwback Thursday” (#TBT), mostrando uma foto do seu estabelecimento no dia da inauguração ou “Photo Friday” (#FriFoto), com uma foto de um prato delicioso ou de uma criança brincando (com a permissão dos pais, claro). Use fotos de alta qualidade com montagens atraentes. Use softwares como o Picasa e insira o seu logotipo na imagem. Dessa forma, o logo ficará visível para todos que vejam a foto em um compartilhamento. Você também pode pedir aos clientes que carreguem e compartilhem suas próprias fotos. Depois que tiver dominado a postagem de fotos, experimente postar vídeos. Eles também chamam a atenção.

Postagens curtas e simpáticas. Leve em consideração que a postagem poderá ser lida em um dispositivo móvel, portanto, é importante ser breve. O tamanho ideal é de 100 a 119 caracteres.2 As postagens curtas funcionam melhor para anunciar prêmios ou reconhecimentos sem demonstrar muita prepotência, por exemplo, “Temos o prazer de anunciar que o nosso restaurante foi reconhecido como o melhor de São Paulo.” Elas também são úteis para agradecer o apoio dos clientes de maneira simples e sincera.

Postagens (eventuais) sobre promoções. De vez em quando, você pode anunciar um novo produto ou promoção, mas tome cuidado para não afastar os seus seguidores com spams frequentes. As mensagens despretensiosas são muito mais agradáveis, por exemplo, “O que pode ser melhor do que uma viagem sem os seus filhos? Uma viagem tão barata e divertida que você pode até levá-los também…”  Deixe a mensagem de apelo clara incluindo um link para uma página do site que ofereça todos os detalhes da oferta. Dedique uma página exclusiva para o acesso via Facebook para poder rastrear o êxito das conversões.

Pense em maneiras de fazer com que as postagens sejam vistas por mais pessoas. Sugira o “compartilhamento”, por exemplo, “Compartilhe com os seus amigos que também adoram economizar nas férias de verão.” Recentemente, o Facebook ajustou seu algoritmo2 para que quando uma página marcar outras páginas em suas postagens, ela seja vista pelos seguidores dessas outras páginas também. Por exemplo, se você postar: “Temos o prazer de oferecer o novo pacote ‘Diversão em família’ em conjunto com o Adventure Island Water Park”, marcando o parque aquático, os seguidores do parque também poderão ver a postagem.

Fonte: https://www.tripadvisor.com.br

Add comment